Rezaria é uma marca brasileira de impacto social de combate ao racismo e à intolerância religiosa, exaltando as tradições das religiões afro-brasileiras.

A reza não tem um único caminho. Nas religiões afro-brasileiras, ela pode vir na forma de um canto que ecoa no terreiro, no toque do atabaque que chama os Orixás, no corpo que dança em transe, na vela acesa em intenção ou até mesmo no simples gesto de gratidão ao amanhecer. 

Ao contrário das tradições que seguem textos sagrados escritos, as religiões afro-brasileiras têm na oralidade e na vivência a sua essência. O conhecimento é passado de geração em geração, no conselho dos mais velhos, na força dos guias espirituais e no axé que se manifesta de formas diversas. Cada terreiro tem sua energia, cada casa tem sua prática, mas o princípio é o mesmo: a fé se faz na experiência, no respeito e na entrega.

"Rezar é se conectar com o sagrado do jeito que faz sentido para cada um, e essa liberdade é uma das maiores riquezas da nossa fé!"

Felipe Amaral, fundador da Rezaria

 

Várias formas de rezar

Foi a partir dessa compreensão que nasceu a Rezaria, um projeto que carrega essa pluralidade da espiritualidade afro-brasileira e transforma essa essência em conteúdo, produtos e experiências.

Felipe Amaral iniciou o projeto em 2018, durante o curso de especialização em conteúdos para multiplataformas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Em 2020, durante a pandemia, a Rezaria encontrou um novo caminho de crescimento. Com as restrições sanitárias e a necessidade de isolamento social, muitas pessoas buscaram formas de manter sua conexão espiritual dentro de casa. Foi nesse contexto que expandimos nossas vendas online, tornando nossos produtos acessíveis para todo o Brasil, com a missão de levar a representatividade da nossa fé para o dia a dia das pessoas.


(Primeiro esboço da marca Rezaria- Fonte: Arquivo Pessoal)

 

Rezar, representar e cuidar do mundo

Em 2023, tivemos a honra de ser selecionados para o Black Parade Route, programa da Fundação BeyGOOD, iniciativa da Beyoncé que impulsiona empreendedores negros ao redor do mundo. Esse reconhecimento nos mostrou que estamos no caminho certo: construindo uma marca com propósito, representatividade e impacto real.

A Rezaria se alinha aos princípios do ESG (Environmental, Social and Governance), porque acreditamos que um negócio pode ir além do lucro e gerar transformação social e ambiental. No pilar social, fortalecemos a representatividade das religiões afro-brasileiras, combatemos a intolerância religiosa e promovemos o empoderamento da nossa comunidade. No pilar ambiental, buscamos produzir com responsabilidade, reduzindo emissões de CO₂ e desperdício de água, garantindo que nossa produção respeite o meio ambiente.

BeyGood
(Vencedores das bolsas doadas por Beyoncé e Fundação BeyGood - Matéria: Mundo Negro)

Modelo de negócio Rezaria

O Universo Rezaria é estruturado em três eixos, cada uma com um papel essencial na experiência das comunidades

Sabedoria – A TV Rezaria é nossa plataforma de conteúdos originais, onde compartilhamos informações, curiosidades e reflexões sobre as religiões afro-brasileiras. Criamos um ambiente digital para fortalecer o conhecimento e engajar o público, posicionando a Rezaria como referência na cultura afro-religiosa.

Representatividade – Nossa loja de camisetas é uma ferramenta de combate à intolerância e de fortalecimento da identidade e das religiões afro-brasileiras. Cada item é um símbolo de resistência, orgulho e pertencimento.

Espiritualidade – O Box Rezaria é nosso clube de assinatura, que entrega mensalmente uma curadoria exclusiva de itens para reza e conexão espiritual. Esse modelo permite recorrência financeira e fortalece o vínculo com nossos clientes, trazendo previsibilidade e fidelização para o negócio.